sexta-feira, 18 de outubro de 2019


A Beginner's Guide to Urban Sketching 

- Dicas de Phil Dean -


Quem é principiante nas andanças do urban sketching está sempre atento a dicas que possam ajudar a melhorar o seu desempenho, a atenuar um certo grau de insegurança relativamente à "qualidade" do seu traço, ou mesmo que possam mitigar aquela pontinha de ansiedade e de desânimo que vem da comparação dos seus desenhos com os de outros sketchers mais experientes, ou mais bem "equipados" do ponto de vista da formação.

Certamente que, enquanto "calouros", todos ouvimos aos "veteranos" que não há bons ou maus desenhadores, que todos sabemos desenhar e que a prática é a mãe de todos os sucessos e virtudes. E a prática será, com certeza, um dos segredos para um melhor desempenho. No entanto, conselhos e orientação de quem a tem são seguramente tão úteis quanto a vontade continuada de aprender e de melhorar. 

Por isso, hoje deixamos umas quantas dicas retiradas do Beginner's Guide to Urban Sketching, do experiente londrino Phil Dean. Phil Dean é licenciado em Desenho Gráfico pelo Leeds College of Art e os seus workshops são muito populares e concorridos na capital inglesa. Com a certeza de que refletem apenas um ponto de vista pessoal, aqui ficam:

1- Ande leve
Opto sempre por uma pequena seleção de canetas, marcadores Winsor & Newton e um bloco de sketches A5. Isto permite-me carregar apenas com uma pequena mochila, e  "montar campo" rapidamente. Alguns artistas preferem andar munidos de mais material, cavaletes e blocos de formato grande, mas eu acho que quanto menos carregado estou mais fácil é focar-me no trabalho em questão.

2 - Escolha um objeto que lhe interesse
Considero não fazer absolutamente sentido nenhum desenhar algo que não nos entusiasme. É muito mais provável que se obtenha um bom resultado quando o foco é um objeto que nos desperta interesse; pessoas em bares, prédios, naturezas mortas, árvores - seja o que for que nos deixe empolgados, comecemos por aí e é garantido que o resultado final será bom e mais satisfatório em termos pessoais.

3 - Certifique-se de que está confortável
Eu gosto de desenhar de pé, pois dá-me ritmo e ímpeto para trabalhar rapidamente (tente,é divertido), mas aconselho, aos principiantes e aos desenhadores menos confiantes, que desenhem sentados. Uma posição sentada é mais confortável e permite mais precisão no traço.

4 - Trabalhe com material com que se sinta à vontade
Adoro desenhar com canetas - diretamente, sem lápis. Mas estou ciente de que esta opção requer uma boa dose de confiança, pelo que o meu conselho a quem se está a iniciar no urban sketching é que comece sempre com material com que se sinta confortável. Normalmente, lápis ou carvão (Winson & Newton, por exemplo) são boas opções, uma vez que ambos são de correção fácil. Dito isto, conheci principiantes que se sentiam aterrorizados com o desenho a caneta, mas que rapidamente se adaptaram a ela e agora desfrutam das suas linhas livres.

5- Lembre-se de que um desenho não é uma fotografia
Não caia na armadilha de tentar capturar fielmente a cena que está desenhando, como faria numa fotografia. Um desenho é suposto ser a expressão de algo que está observando, não a sua reprodução exata. A liberdade que vem deste modo de pensar afrouxa os grilhões do realismo e ajuda-nos a sentir maior satisfação com o resultado final. E não se esqueça de celebrar os erros!

6 - Imponha a si mesmo um limite de tempo
Muito frequentemente, defino um determinado limite de tempo para o meu desenho ao vivo, uma vez que isso me ajuda a concentrar naquilo que quero capturar (às vezes acontece não ajudar), mas penso que é bom que tenhamos esse limite presente e que depois nos movamos para outro cenário.Isto permite-nos captar a energia de um desenho rápido e não correr o risco de o trabalhar em demasia. Muitas vezes, esboços rápidos capturam muito mais do que o que se pode imaginar.

7- Pare e volte mais tarde
Não tenha receio de interromper um sketch, mesmo que ele não esteja "acabado" - lembre-se de que somos nós que decidimos o que está acabado ou não. Uma boa dica, caso o tempo seja pouco para o grau de pormenor que queremos imprimir, é tirar uma foto da cena e usá-la como referência para adicionar mais detalhe, tom, ou cor após o esboço ao vivo. Esta dica é muito útil para aquelas circunstâncias em que a meteorologia (a chuva, por exemplo) impõe que nos retiremos.

8 - Persistência
O sketching é como um músculo, necessita de exercício para crescer e ficar mais forte. A prática traz mais perfeição aos nossos diários gráficos e um sketch por dia é uma grande forma de nos mantermos atentos e focados. Desenhe coisas mundanas: viagens de autocarro, lanchonetes, canecas em mesas, prédios monótonos... já percebeu a ideia. Muito rapidamente passará para "capturas" mais interessantes e transformará o seu diário num travelogue da sua vida.

                                                                   Phil Dean -Florença
Phil Dean -York     
                                                                    Phil Dean - Borough

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigados! A ideia é colocar aqui também conselhos, dicas, sugestões, etc., que sejam úteis aos nossos sócios e a quem nos visite. Cada um retirará daí o que bem entender.

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