quarta-feira, 16 de outubro de 2019

O Nosso propósito

Os urban sketchers constituem uma comunidade global de artistas que praticam o desenho nas cidades, vilas ou aldeias onde vivem, ou para onde viajam. Iniciado no Flickr, em 2007, pelo jornalista catalão Gabriel Campanario, o movimento Urban Sketchers resume, no seu curto manifesto, um perfil e propósito claros:

1- Desenhamos in situ, no interior e no exterior, capturando diretamente o que observamos;
2 - Os nossos desenhos contam a história do que nos rodeia, dos lugares onde vivemos e por onde viajamos;
3 - Os nossos desenhos são um registo do tempo e do lugar;
4 - Somos fiéis às cenas que presenciamos;
5 - Usamos qualquer tipo de técnica e valorizamos cada estilo individual;
6 - Apoiamo-nos uns aos outros e desenhamos em grupo;
7- Partilhamos os nossos desenhos online;
8 - Mostramos o mundo, um desenho de cada vez.

Sobre o movimento que iniciou, afirma Gabi que o nome Urban Sketchers "engloba gente de diferentes profissões e formação; não é um movimento profissional; cabe lá todo o mundo". E acrescenta: "os urban sketchers "não querem fazer postais bonitos. Desenhar ajuda-te a apreciar o que te rodeia. Quando praticas urban sketching entendes melhor o que se passa à tua volta porque estás a prestar mais atenção. Alguém me disse um dia que quando paras para prestar atenção à tua volta é como se colocasses óculos novos todos os dias."







Foi com este espírito e propósitos que um grupo de desenhadores de rua dos Açores, contagiados pelo entusiasmo e dinamismo de Paulo Brilhante, um "velho" e viajado amante do urban sketching, formou a Associação de Desenhadores de Rua - Vadios Azores, que viu, no passado dia 10 de Outubro, os seus estatutos aprovados e os seus órgãos sociais eleitos.



Este blogue, que agora se inicia, decorre das diversas atividades em que a Associação se propõe envolver, sempre com o propósito de incentivar o desenho de rua, alargar o número de desenhadores e de sócios, de divulgar as suas iniciativas e as dos grupos congéneres e dar a conhecer as nossas ilhas, o seu património, as suas gentes e ambientes.



Que seja, também, uma plataforma de comunicação com a comunidade e uma ponte que nos ligue ao movimento global de urban sketchers.



1 comentário:

  1. É fantástico poder fazer parte deste grupo. Sei que os meus traços não serão criticados, que não há competição… é apenas um pôr a alma no papel … viajar livremente com a caneta… ser feliz rabiscando!!!

    ResponderEliminar