segunda-feira, 21 de outubro de 2019

11º Encontro Vadios Azores Sketchers 

- Roteiro de estátuas e bustos-


No passado sábado, 19 de Outubro, o dia amanheceu radioso. Céu em tons de azul e um sol reconfortante foram a cereja no topo do bolo do 11º Encontro dos Vadios Azores Sketchers, que se reuniram para um roteiro de estátuas e bustos de Ponta Delgada. 

Desfrutar de uma atividade que nos apaixona e partilhá-la com quem nutre por ela a mesma paixão é um privilégio que ganha ainda mais sabor quando percebemos que nos proporciona, também, momentos únicos de convívio e um companheirismo muito gratificante. É assim o urban sketching! 


O nosso roteiro, com início no Monumento aos Imigrantes, foi um passeio agradável pela nossa cidade e pela história de algumas das suas figuras de destaque. Madre Teresa da Anunciada, Roberto Ivens, Joaquim de Sena Freitas, Antero de Quental, Luís Bettencourt e Gonçalo Velho Cabral, estes os que visitámos e registámos, em curtas paragens de 20 minutos cada. Desse percurso, do convívio e do que se produziu fica notícia e registo fotográfico. Para memória futura.

Boa semana e... bons rabiscos!


Paulo Brilhante
    





O Monumento aos Imigrantes, inaugurado a 12 de Março de 2015, peça em bronze da autoria de Álvaro França, foi erguido numa homenagem de todas as câmaras municipais micaelenses à Diáspora Açoriana.  




Ana Margarida Carvalho
                                                   
Brites Araújo
Paula Amaral
                                                                           
                                                                              * * *

Madre Teresa da Anunciada (Teresa de Jesus por batismo), nasceu na freguesia da Ribeira Seca, atual concelho da Ribeira Grande, a 25 de Novembro de 1658. Freira da Ordem das Clarissas, celebrizou-se como iniciadora do culto ao Senhor Santo Cristo dos Milagres, hoje a maior festividade religiosa dos Açores.

Inaugurada em 26 de Maio de 1984, esta sua estátua, em bronze, é da autoria do escultor ilhavence Euclides Vaz.





Susana Teles Margarido

Anabela Isidoro


* * *

Roberto Ivens nasceu na freguesia de São Pedro, em Ponta Delgada, a 12 de Junho. Era filho de um inglês Robert Breakspeare Ivens e de uma micaelense, Margarida Júlia de Medeiros Castelo Branco. Frequenta a Escola da Marinha, e a Escola Prática de Artilharia Naval, em Lisboa.
Descendente de Thomas Hickling, que foi o primeiro cônsul dos Estados Unidos da América nos Açores, foi, juntamente com Hermenegildo Capelo, um explorador do interior de África no século XIX.
O busto, desde 26 de Janeiro de 1950 colocado na avenida com o seu nome, é da autoria de Marina Rato, da oficina de José Moreira Rato (1860 – 1937) e foi inicialmente colocado no Relvão.









Ana Margarida Carvalho
Paulo Brilhante


* * *



O Padre José Joaquim de Sena Freitas nasceu em Ponta Delgada a 27 de Julho de 1840. Orador sacro, jornalista e polemista, publicou um extenso conjunto de obras, a maior parte sobre questões religiosas e morais.

A sua estátua, situada no jardim com o seu nome, popularmente conhecido como Jardim da Zenite, é da autoria do também micaelense Numídico Bessone. 


Susana Teles Margarido


Anabela Isidoro

Paula Amaral

                                                                              * * *

Poeta e Filósofo, Antero de Quental é uma figura incontornável das Letras portuguesas. Impulsionador da chamada "Questão Coimbrã", integra a Geração de 70, onde se destacou de entre os seus pares, tendo fundado o Cenáculo e organizado, em 1971, as famosas Conferências do Casino, que haviam de introduzir as ideias proudhontianas em Portugal.

Nasceu a 18 de Abril de 1842 na cidade de Ponta Delgada, onde haveria de pôr termo à vida, junto ao Convento da Esperança, a 11 de Setembro de 1891.

O busto, peça em bronze, que se encontra junto à escola secundária com o seu nome, é da autoria do escultor gaiense Diogo de Macedo.








Brites Araújo

Susana TelesMargarido

Paula Amaral



O Conselheiro Luís Bettencourt nasceu em Ponta Delgada a 18 de Fevereiro de 1873. Jurista, magistrado e político,  foi procurador régio junto do Tribunal da Relação dos Açores, administrador do concelho de Ponta Delgada, Governador Civil e uma das principais figuras do 2º  Movimento Autonomista Açoriano. O seu busto, colocado junto ao Tribunal e em frente à casa onde nasceu, é da autoria do escultor micaelense Álvaro França.


Susana Teles Margarido
 Paulo Brilhante




Nascido em 1400, Gonçalo Velho Cabral foi cavaleiro e navegador da Casa do Infante D. Henrique. Tendo sido o  primeiro capitão donatário das ilhas de Sta. Maria e S. Miguel, foi também o responsável pelo seu povoamento. A  estátua, erguida na praça que tem o seu nome, junto às Portas da Cidade, é da autoria do escultor João Fragoso, natural das Caldas da Rainha, e data da década de 50 do séc. XX. 


Paulo Brilhante

Brites Araújo


1 comentário: